A nossa história

A Compassionate Care ELA foi fundada em 1998, nos Estados Unidos da América, sob a designação de Fundo Gordon T. Heald. Destinava-se a apoiar os indivíduos afectadas pela ELA. Gordon T. Heald foi um destacado empresário e filantropo, oriundo da Nova Inglaterra, onde era bastante acarinhado pela comunidade local. Em 1997 foi-lhe diagnosticado a ELA. Em 2003 foi criada a organização sem fins lucrativos Compassionate Care ALS que prosseguiu o trabalho até então realizado pelo HealdFund, alargando os seus serviços não só aos portadores de ELA como também a toda a rede de cuidadores que acompanham e cuidam do doente.

Em Janeiro de 2015, Ron Hoffman, o fundador da Compassionate Care ALS, nos Estados Unidos, teve a oportunidade de visitar em Portugal as cidades do Porto e Lisboa, e de falar com várias pessoas e organizações portuguesas. Com base nas reações positivas, conseguiu que o Conselho de Administração aprovasse um financiamento limitado para o projeto-piloto: A Compassionate Care ELA Portugal. Este projeto é dirigido pela sua colega e amiga, Joana Gonçalves Pereira, que vive no Porto, é uma profissional ligada à área da saúde mental e física e será a representante e a coordenadora dos trabalhos efetuados no âmbito do projeto em Portugal. Também irá colaborar com os médicos e profissionais de saúde em hospitais/clínicas no centro e norte de Portugal. A 5 de Novembro de 2015, foi fundada a Compassionate Care ELA Portugal, uma Associação sem fins lucrativos.

Cabe agora a Portugal e aos Portugueses dar continuidade a este projecto pelas pessoas e famílias que vivem com esta doença, na realidade pode acontecer a qualquer um de nós.

Para atender às necessidades das pessoas e das famílias que vivem com ELA, pedimos a sua ajuda e apoio para este projeto vital e para os serviços que disponibiliza.

×
Top